AS 3 VANTAGENS DE TER BOAS RECOMENDAÇÕES

Ninguém gosta de uma pessoa que fica se autopromovendo. Parece algo forçado e até falso.

Vejo algumas publicações de profissionais contando que realizaram feitos maravilhosos e sempre fico com “uma pulga atrás da orelha” pensando: – será que isso é verdade mesmo?

Quem realmente tem bons resultados terá boas RECOMENDAÇÕES e o Linkedin tem um espaço excelente para isso, justamente porque nele você pode ver quem deu a recomendação.

Você já deve estar pensando… Ah, Carol, mas ninguém fala mal de ninguém nas recomendações, será que isso faz diferença realmente?

Mesmo que algumas pessoas troquem recomendações apenas por gentileza é raro que mintam descaradamente. Na maior parte das vezes vão destacar pontos fortes e omitirão falhas. Assim, você poderá observar que tipo de características são mais comentadas.

Depois de 10 anos no RH, inclusive gerenciando o recrutamento e seleção, percebi que as recomendações são essenciais, sim. Para quem busca recolocação é seguro dizer que há várias vantagens em se ter uma boa quantidade de recomendações no seu Perfil.

AS 3 VANTAGENS DE TER BOAS RECOMENDAÇÕES

1) COMPROVAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

A primeira vantagem é a comprovação de suas competências. Várias pesquisas mostram (e é o que a minha experiência também demonstra) que os recrutadores valorizam as recomendações como as melhores fontes de bons candidatos.

Então, isso já te dá uma vantagem competitiva. Isso também vale para os empreendedores, pois os clientes vão querer saber a opinião de quem já contratou seus serviços e vão se sentir mais seguros de entrar em contato com você e te contratar.

Na minha prática como Orientadora de Carrreira eu percebi que as pessoas que me procuravam após terem lido as minhas recomendações geralmente entendiam melhor a minha proposta de trabalho e estavam mais seguras de quererem fazer o processo comigo. Ou seja, geralmente me procuram já tendo me escolhido e não para fazer uma pesquisa de profissionais.

 

2) CONSTRUÇÃO DO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Você pode usar esse valioso feedback como uma fonte de informação para a construção do seu Diferencial Profissional.

As recomendações são também ótimas fontes de autoconhecimento. Lendo os depoimentos de vários clientes e profissionais com quem convivi eu percebi as características e competências que eu tenho que geram mais impacto nas pessoas. E devo confessar que muitas vezes fiquei supreendida, pois algumas coisas que eu achava que eram uma marca na minha personalidade nunca foram mencionadas.

Construir um diferencial profissional é essencial para se destacar no mercado, independente do tipo de contratação que esteja buscando e até do país em que esteja pretendendo trabalhar.

É o que vai responder a famosa pergunta:

Por que eu deveria contratar você e não outro profissional?

 

3) ELEVAÇÃO DA AUTOESTIMA

Quando você percebe o impacto que deixou nas pessoas que trabalharam com você fica claro o seu valor como pessoa e como profissional.

A busca por recolocação ou por clientes pode ser exaustiva. Há dias em que duvidamos de nós mesmos e que os obstáculos parecem intransponíveis. Nesses dias é bom reler as mensagens que as pessoas deixaram sobre você e perceber o efeito e o legado que deixou por onde passou. Isso inclusive ajuda a entrar em contato com seu propósito como profissional.

 

COMO CONSEGUIR RECOMENDAÇÕES SEM PEDIR FAVORES

Eu sei que a maioria das pessoas sente-se envergonhada para pedir recomendações. Parece que estão pedindo um favor. Mas não é assim que o networking funciona.

Foi pensando nessa dificuldade que eu criei um Ebook: Recomendações Incríveis no Linkedin. Se ainda não baixou não perca mais tempo. Pegue seu presente 🎁 e obtenha os modelos que eu mesma criei para você poder conseguir o destaque que você merece.

DISC investário de personalidade
Avaliação de personalidade DISC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *