5 Dicas para Melhorar sua Tomada de Decisões

Quem nunca se deparou com dúvidas ou consequências indesejáveis de decisões na vida profissional ou pessoal?

Pense na última grande decisão que teve que tomar e sinta como foi isso para você.
Como se sentiu? Inseguro? Pediu a opinião de muitas pessoas sobre o assunto e mesmo assim demorou para tomar uma atitude, porque não queria magoar ninguém ou porque sabia que sua decisão seria impopular?

Se você se identificou com isso, então provavelmente tem um alto grau de Sociabilidade na sua personalidade.

A Sociabilidade é um subaftor que aparece no Perfil DISC daqueles que estão muito ligados em pessoas, que são comunicativos, empáticos, expansivos e gregários.
Esse tipo de personalidade costuma ser bem popular como líder, amado e admirado por todos, mas pode ter grandes dificuldades na hora de ser assertivo e firme nas suas decisões.

Confesso que esse é o meu caso. Quando eu era gerente de RH o maior desafio que eu tinha como líder e gestora de área era passar algum feedback negativo à minha equipe ou cortar fornecedores que não estavam fazendo um bom trabalho. Eu postergava decisões que no fundo já sabia que tinha que tomar e sempre dava mais uma chance, mesmo sabendo que o resultado não iria mudar.

Eu pedia opinião ao meu marido, que tinha um perfil de decisões oposto ao meu, e ele sempre dizia que eu já sabia o que tinha que fazer, mas que estava postergando.

Hoje, já tenho mais consciência dessa característica , mas para isso estruturei um processo de tomada de decisões. Uma forma de avaliar o meu desempenho nesse quesito tão importante para minha vida como empreendedora digital.

Quando estamos empreendendo temos poucas pessoas a quem recorrer para compartilhar nossas dúvidas e isso tem sido um grande desafio para mim.

Por isso quis compartilhar esse processo de tomada de decisão com todos que podem sofrer muito quando percebem que precisam fazer escolhas que muitas vezes podem ser dolorosas às pessoas impactadas e até para nós mesmos. É certamente uma forma de desenvolver a sua inteligência emocional.

A ideia é entender como lidar com esse desafio ao seu tipo de personalidade, mantendo-se fiel aos seus princípios e valores.

5 DICAS PARA A TOMADA DE DECISÃO:

1) Identifique prioridades de ação, focando suas energias nos resultados a serem alcançados. Qual o resultado que precisa ser alcançado?
2) Consulte pessoas que já estiveram na mesma situação, antes de tomar uma decisão (mas não muitas). O que elas levaram em consideração? A realidade delas é comparável à sua?
3) Foque no objetivo e eleja as informações necessárias a serem pesquisadas na hora de tomar uma decisão. Evite se perder em questões que não terão impacto no resultado desejado.
4) Elenque as consequências de cada opção e defina formas de minimizá-las. Essa aqui é especial para lidar com o impacto nas pessoas. De que forma as pessoas serão afetadas e como é possível reduzir o problema sem se prejudicar?
5) Estabaleça um prazo para si mesmo. Quando postergamos demais é porque estamos com dificuldade de encarar alguma situação. Não postergamos o que gostamos ou o que é fácil. Aceite a dificuldade e crie uma data para ter resolvido a questão. Não decidir é também uma escolha e pode ter resultados muito negativos.

📝 Coloque isso no papel. Vai facilitar a sua visão global da questão e muitas vezes você vai ver que estava fazendo tempestade em copo d’água e se perguntar porque não havia tomado logo uma atitude.

Enquanto escrevia este artigo me passou pela cabeça o quão importante é a busca de autoconhecimento. Entender como você funciona é uma forma de aceitar e valorizar quem você é.

Pare de se julgar e se culpar por não ser de uma forma específica. Há como ser quem você é e ainda seguir em frente, mesmo diante de obstáculos à sua personalidade.

Eu percebo o quanto o DISC ajuda nessa percepção e na recuperação da autoestima, por isso trabalho com ele com tanta satisfação.

É como se você conseguisse se olhar no espelho, tornando-se observador de si mesmo.

Ficou curioso? Então entre em contato e saiba mais sobre o Programa DISC: Encarando o Espelho. 😉

DISC investário de personalidade
Avaliação de personalidade DISC

2 thoughts on “5 Dicas para Melhorar sua Tomada de Decisões

  • 5 de dezembro de 2019 at 10:16
    Permalink

    Bom dia a todos venho deixar meu comentário,pois pra mim foi muito bom trocar e ouvir experiência de alto conhecimento profissional sobre várias coisas muito obrigado

    Reply
    • 5 de dezembro de 2019 at 14:52
      Permalink

      Oi, Abílio. Fico feliz que tenha aproveitado o texto!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *