Como Realizar seus Desejos de Ano Novo

Como Transformar Sonhos em Realidade

Foi assim que vim parar em Portugal. Começou com um sonho, mas foi só quando vi o que eu realmente poderia fazer para que isso acontecesse que se transformou num objetivo e hoje uma realidade. Existe uma grande diferença entre ter sonhos e objetivos.

2020 está virando a esquina e certamente você tem alguma coisa que deseja alcançar. Pode ser um emprego, uma promoção, mudar de área, de país.

O futuro é incerto, mas tem algo que está nas suas mãos, que depende só de você para que esse sonho se torne realidade.

Então, antes de mais nada pense no que está nas suas mãos, em fazer aquilo que só depende de você.

Eu tive um momento de grande desespero, onde nada parecia estar dando certo e encontrei uma coisa que só dependia de mim e que me deu força, motivação e até visão de novos caminhos. Eu conto em detalhes os desafios e como eu os ultrapassei na minha história.

 

O que você vai fazer para realizar seus desejos e objetivos em 2020?

Fim do ano chegando e com ele vêm também os desejos de que as coisas melhorem no futuro.

Mas vou te provocar a fazer um exercício. Pense nos últimos desejos que fez e no passado e tudo o que gostaria que acontecesse no próximo ano.

Fez sua lista?

Agora analise o rol de desejos e perceba:

  • Em quantos deles você tem algum poder de influência?
  • O que você realmente pode fazer para alcançá-los?

Quando desejamos que algo positivo aconteça é normal que a gente imagine a realização do desejo como um presente, uma dádiva divina, do universo, da existência, como quiser chamar,

 

Mas pouco paramos para pensar o que nós estamos fazendo para que isso se realize.

Será que fazendo exatamente o que tem feito, será que agir da mesma forma que sempre agiu vai te levar onde quer chegar?

Não podemos mudar quem somos, não na essência e isso não seria nem desejável. Afinal, não vamos agir como atores, fingindo ser o que não somos. Mas sempre há um espaço para o desenvolvimento e é bem comum que a chave para abrir as portas que permitirão a realização dos seus desejos esteja em uma mudança de comportamento, de ponto de vista sobre sua atuação no mundo.

Não adianta pensar positivo

Claro que ficar remoendo suas dores e seus problemas não vai te levar a lugar algum, mas só pensar que tudo vai dar certo também não.

Para ter realmente um foco positivo, que te leve para frente é preciso olhar para aquilo que te traz dor. Para poder analisar o que está acontecendo e qual a sua parcela de responsabilidade nos resultados negativos que tem enfrentado.

Não quero dizer com isso que tudo seja culpa sua, mas sim que existe saída para quem percebe que está num labirinto e resolve estudá-lo.

Dando um exemplo prático. Pode ser que esteja buscando dar um novo passo na sua carreira, que não esteja satisfeito com a situação da sua empresa ou acredite que deveria ter alcançado uma posição superior a que está nesse momento. Não vai adiantar nem reclamar aos quatro cantos, nem ficar só torcendo para que seu chefe tenha uma mudança de consciência e que te reconheça.

Você pode sim começar a ver de que forma atuar para que percebam seu valor. Pode desenvolver sua comunicação, sua capacidade de elaborar relatórios e apresentar resultados, pode buscar feedbacks honestos e encontrar seu diferencial para ver se outras empresas valorizam o profissional que você é.

 

Como Encontrar a Alavanca da Realização do seu Objetivo?

Se você já sabe o que você quer realizar no ano que vem, então faça disso sua prioridade.

Sabe aquela lista de desejos que você fez lá em cima? Elenque aquele que realmente vai fazer diferença na sua vida.

Depois se faça essa pergunta:

O que eu posso mudar em mim que vai trazer um grande impacto positivo para alcançar esse resultado?

Para ter segurança de que vai centralizar seus esforços na questão certa, imagine o que aconteceria se você não tivesse absolutamente nada disso.

No exemplo dado acima, falamos de querer ser reconhecido. Vamos continuar nele.

Nosso profissional imaginário identificou que a sua capacidade de comunicação deve ser o foco, que ele precisa ser mais assertivo e comunicar melhor a forma como alcançou seus resultados. Agora, para estar seguro de que esse é o foco, ele precisa imaginar o que seria se ele jamais falasse sobre seus resultados, o que daria errado?

Ele provavelmente seria invisível ou a empresa tem uma forma de medir o desempenho que é eficiente e na qual seu chefe se baseia para reconhecer cada um?

Se o chefe só levar em consideração esses indicadores, então trabalhar a comunicação pode não ser tão eficiente quanto aprender a elaborar relatórios mostrando seus resultados de forma objetiva.

Focar num único aspecto para a mudança é essencial para o alcance de qualquer objetivo de desenvolvimento pessoal e profissional. Isso porque a mudança é difícil, por isso é essencial estar sempre alerta e dedicado a ela.

Perceber esse aspecto pode não ser tão fácil quando estamos no meio do furacão. Nossas emoções nublam a nossa visão. Isso é bem comum.

Para poder tomar uma certa altura e ver por cima das nuvens pode ser necessária uma ajuda externa. Eu acredito muito no uso do DISC para obter essa percepção de si mesmo.

 

Se quiser saber mais sobre esse programa, é só entrar em contato.😉

 

DISC investário de personalidade
Avaliação de personalidade DISC

2 thoughts on “Como Realizar seus Desejos de Ano Novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *