Como Planejar Sua Carreira no Mundo VUCA

Planejar sua Carreira é Tomar as Rédeas de sua Vida

Fim de ano e todas as empresas estão fazendo ou já finalizaram os planejamentos para o ano seguinte.

Você já fez o seu? Já sabe quais objetivos quer alcançar em 2020? Já decidiu se vai manter sua estratégia de carreira ou se vai mudar para alcançar resultados diferentes?

Durante meus mais de 10 anos de RH participei do processo de planejamento estratégico de várias empresas e estranho que as pessoas não façam o mesmo por si próprias. São poucos os que me dizem que têm um objetivo claro a alcançar e aqueles que têm o objetivo geralmente mantêm uma estratégia sem avaliar se os resultados estão sendo satisfatórios ou não.

Mas qual o grande problema de não planejar a sua carreira?

Quando não temos nenhum planejamento estamos deixando as escolhas sobre nossa vida profissional nas mãos da empresa que estamos trabalhando ou nas mãos do acaso. Se você vai ser promovido ou se vai aumentar o faturamento da sua empresa isso vai depender do quanto de foco e planejamento está colocando nisso.

 

Há uma grande crença de que o esforço e a competências por elas mesmas irão trazer resultados automaticamente, mas isso não é sempre verdade.

 

Quantas pessoas super competentes você conhece que não são promovidas ou que não conseguem alavancar seus negócios?

 

Portanto, saber o que se quer alcançar é essencial para que isso se torne realidade.

Lembre-se, se você não está escolhendo, há alguém escolhendo por você e pode ser que ao final do ano você não goste do lugar onde vai se encontrar.

 

Planejar sua Carreira não é o mesmo que engessá-la

Estamos no Mundo VUCA. Essa é a sigla em inglês que significa Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo e acho que é fácil de perceber isso. Tudo muda numa velocidade estonteante e por isso muitas pessoas têm questionado se vale a pena fazer qualquer tipo de planejamento.

 

Conforme eu disse lá em cima, não planejar significa deixar suas escolhas nas mãos de outras pessoas ou do acaso, mas não significa engessar um cronograma, um plano de ação que certamente não vai se realizar. Não controlamos o cenário e este está cada vez mais imprevisível, por isso é essencial adaptar a sua forma de planejar sua carreira para navegar as águas turbulentas do mundo VUCA.

Para conseguir fazer um planjamento que esteja alinhado a esse novo paradigma, também a sua forma de enxergar a gestão da sua carreira deve mudar.

Como Planejar sua Carreira no Mundo VUCA

A incerteza e a complexidade beneficiam aqueles que investem em Inteligência Emocional, aqueles que percebem que são as sutilezas humanas que estão definindo as tomadas de decisões tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.

Se você deseja navegar num mar de águas turbulentas, é importante ser flexível, aproveitar as melhores correntes e para isso precisa conhecer bem seu barco, que potência de motor ou tipos de vela ele tem, os tipos de obstáculos que pode suportar. Trazendo isso para a realidade, significa ter autoconhecimento.

 

Faça uma Autoanálise Realística da Sua Estratégia para Planejar Carreira

  • Você tem um objetivo claramente alcançável para o ano que vem?
  • O que você fez até o momento para alcançar seu objetivo? O que funcionou e o que deu errado?
  • Quais ferramentas você tem para alcançar seus objetivos? Quais são os seus maiores talentos e vantagens?
  • O que tornaria mais fácil a realização do seu objetivo? O que você pode fazer a respeito para tornar isso possível?

Antes de Planejar sua Carreira, Abra sua Mente

Se está chateado porque as coisas não funcionaram como esperava pode ser que esteja desconsiderando a complexidade do cenário ou que esteja com uma visão muito fechada de planejamento.

Um dos principais problemas é o foco em erros e acertos. Se considerar que imprevistos sejam vistos como erros vai perder de vista seu objetivo e ficar frustrado.

Quando falo em abrir sua mente pense:

  • Planejamento é uma forma de ter um roteiro, mas o mais importante é o foco no seu objetivo
  • Planejar sua carreira, envolve considerar sua vida como um todo. Essa separação é artificial.
  • Se alguma coisa não acontecer conforme o esperado veja se o alcance do objetivo foi realmente afetado ou se está só frustrado porque considera isso um erro.
  • Planejar sua carreira envolve outras pessoas. Leve em consideração a expectativa de quem será impactado pelas suas ações, especialmente os tomadores de decisão.
  • Num mundo volátil as coisas não acontecem como você espera, por isso aceite que há vários cenários e resultados possíveis. Considere planos B e C

Leve a Sério Planejar sua Carreira: Tenha Método e Ferramentas

Use alguma ferramenta de planejamento e anote!

Colocar no papel é essencial para tornar realidade, não canso de dizer isso aos meus clientes de Orientação Profissional. São pequenas ações como essa que realmente farão a diferença.

Eu tenho aqui algumas sugestões de ferramentas e métodos que podem usar para a realização do planejamento de carreira:

 

Avaliação de Personalidade

Eu já usei vários testes e aqui coloquei o link para o DISC, pois depois de uma boa pesquisa é o que eu mais gosto de trabalhar, especialmente quando o propósito é visão de carreira.

Fortaleça-se para começar esse processo com uma visão realista, mas direcionada a seus pontos fortes. Conheça suas ferramentas e conseguirá enxergar melhor os possíveis caminhos para você.

Árvore de Objetivos

É um dos métodos que mais uso quando preciso entender a raiz de um problema e encontrar todas as soluções e cenários possíveis. Ao Planejar sua Carreira para o próximo ano você pode focar na solução de algum problema como melhorar seus resultados, desenvolver sua comunicação ou outra competência ou captar mais clientes.

Mapa Mental

Uma ferramenta de brainstorming muito conhecida e que pode certamente te ajudar a ver os impactos das suas ações e fazê-lo pensar em forma diferentes de abordagem. Coloquei aqui um Link para uma ferramenta online super bacana e que pode ser usada gratuitamente.

RoadMap

Trata-se de um método simples que é excelente para quem já tem um objetivo claro e precisa entender quais as etapas do caminho para chegar onde deseja.

 

 

Enfim, com a mente aberta e as ferramentas em mãos você multiplica exponencialmente as suas chances de sucesso!

 

Espero que tenham gostado dessas dicas, mas se precisarem de ajuda nesse processo, que pode contar comigo! 😉

Basta enviar um email para contato@palombini.com.br .

DISC investário de personalidade
Avaliação de personalidade DISC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *